top of page

TOP 5

livros que já li

Antifrágil #1

Neste livro, o autor proclama a incerteza como algo desejável — e até necessário —, além de propor que construamos mais coisas resistentes ao imponderável, estabelecendo o conceito do antifrágil. Por que as cidades-estado são melhores que os estados-nação? Por que o débito é ruim para você? Por que o que chamamos de “eficiência” não é nem um pouco eficiente? Por que as respostas e políticas sociais do governo protegem os fortes e ferem os fracos? Por que você deve escrever sua carta de demissão antes mesmo de começar no emprego? Como o desastre do Titanic salvou vidas? Estas e outras perguntas são respondidas neste livro que engloba análises sobre inovações e melhorias feitas a partir de tentativa e erro, decisões que podem mudar uma vida inteira, política, planejamento urbano, guerra, finanças pessoais, sistemas econômicos e medicina.

Outliers #2

Neste livro, Malcolm Gladwell nos leva a uma jornada intelectual pelo mundo dos "extremos" - os melhores e os mais brilhantes, os mais famosos e os mais bem-sucedidos. Ele faz a pergunta: o que diferencia os que alcançam a alta performance?

Sua resposta é que prestamos muita atenção em como são as pessoas bem-sucedidas e pouca atenção em sua origem: ou seja, sua cultura, sua família, sua geração e as experiências idiossincráticas de sua educação. Ao longo do caminho, ele explica os segredos dos bilionários de software, o que é preciso para ser um grande jogador de futebol, por que os asiáticos são bons em matemática e o que fez dos Beatles a maior banda de rock.

Sem falar no autor, que dispensa comentários por já ter escrito vários outros livros de impacto: Davi e Golias, O Ponto da Virada, Blink, Falando com estranhos, entre outros.

Quase que um guia sobre a arte e ciência da administração de Andrew S. Grove, presidente da Intel. As recomendações de Andrew são igualmente apropriadas para gerentes de vendas, contadores, consultores e professores - qualquer pessoa cujo trabalho envolve a obtenção de um grupo de pessoas para produzir algo de valor. Adaptando as inovações que fizeram da Intel uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo, o High Output Management ensina:

- Quais técnicas e indicadores você pode usar para tornar o recrutamento corporativo tão preciso e mensurável quanto a fabricação;
- Como transformar seus subordinados e colegas de trabalho em membros de uma equipe altamente produtiva;
- Como motivar essa equipe a atingir o desempenho máximo sempre.

Combinando elegância conceitual com uma compreensão prática dos cenários da vida real que os gerentes encontram todos os dias, o High Output Management é um daqueles livros raros que têm o poder de revolucionar a maneira como trabalhamos.

High Output

Management #3

The Hard Thing

About Hard Things #4

Construindo um negócio quando não há respostas fáceis.

Ben Horowitz, co-fundador da Andreessen Horowitz e um dos empresários mais respeitados e experientes do Vale do Silício, oferece conselhos essenciais sobre como criar e administrar uma startup - sabedoria prática para gerenciar os problemas mais difíceis que a faculdade não cobre.

Enquanto muitas pessoas falam sobre o quão bom é iniciar um negócio, poucos são honestos sobre o quão difícil é administrar um. Ben Horowitz analisa os problemas que enfrentam os líderes todos os dias, compartilhando as idéias que ele ganhou ao desenvolver, gerenciar, vender, comprar, investir e supervisionar empresas de tecnologia. Ele amplia as lições de negócios com letras de suas músicas favoritas, contando tudo, desde despedir amigos a caçar concorrentes, cultivar e manter a mentalidade de um CEO, até saber a hora certa de ganhar dinheiro.

Sou totalmente suspeito a compartilhar algo sobre este livro, pois, sou muito fã do McRaven, tive a oportunidade de conhecê-lo em um período de estudos na Universidade de Stanford, em 2017. Eu me achava uma pessoa disciplinada, até este momento (risos).

Se você quer mudar o mundo, comece fazendo sua cama.

Em 17 de maio de 2014, o almirante William H. McRaven se dirigiu à turma de formandos da Universidade do Texas em Austin. Inspirando-se no slogan da universidade, "O que começa aqui muda o mundo", ele compartilhou os dez princípios que aprendeu durante o treinamento do Navy Seal que o ajudaram a superar desafios, não apenas em seu treinamento e longa carreira naval, mas também ao longo de sua vida; e ele explicou como alguém pode usar essas lições básicas para mudar a si próprio - e ao mundo - para melhor.

Com base nos princípios fundamentais apresentados em seu discurso, McRaven agora relata contos de sua própria vida e de pessoas que encontrou durante o serviço militar, onde enfrentaram dificuldades e tomaram decisões difíceis com determinação, compaixão, honra e coragem. 

© Júnior Beltrão - 2012

bottom of page