Resumo do livro "De ZERO a UM"
- Júnior Beltrão
- Jul 16, 2020
- 3 min read
Updated: Jun 10, 2021
“Nossa missão é buscar criar coisas novas não apenas para mudar o futuro, mas para torná-lo melhor”
Peter Thiel, cofundador do PayPal, o primeiro investidor externo do Facebook e sócio do fundo de capital de risco Founders Fund, oferece uma perspectiva original sobre empreendedorismo, investimentos, lucros futuros e a “lei de potência do capital de risco”.
Os seus ensaios esclarecedores começaram como palestras para a sua famosa aula sobre startups na Universidade de Stanford. Thiel afirma que fazer o que já foi feito leva você a uma jornada para lugar nenhum – “de 1 a n”, ou zero. Mas quando você cria algo novo – um negócio, um produto ou uma obra de arte – Thiel acredita que você avança de “0 a 1”.
É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo. O progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio - e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto.
Este livro não oferece fórmula para o sucesso. O paradoxo de ensinar empreendedorismo é mencionar que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1. Peter Thiel apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação, ensinando você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

Basicamente o livro aborda 5 pontos chave
1 - Ideia inicial / central;
2 - Monopólio, o que é?;
3 - Globalização Vs Tecnologia;
4 - Construa um monopólio;
5 - Criar valor não é o suficiente.
O livro também consiste essencialmente num encorajamento moderado à perseguição da inovação e à fundação de startups.
Agora, como Thiel é um nerd que presume estar escrevendo para outros nerds, e nerds não gostam de ser ofendidos em sua inteligência, o embasamento intelectual para este encorajamento é sólido como rocha. É sem dúvida o "algo a mais" do livro De Zero a Um.
Boa parte do texto dedica-se à ciência econômica, e poderia por si só ser vendido como um livro de economia.
Por exemplo, Peter Thiel proporciona explicação inovadora, e convincente, do excesso de foco da economia estadunidense em serviços legais e financeiros — um status quo visivelmente degradado em relação aos EUA dos anos 1950. Para nós brasileiros que lamentamos a incapacidade crônica do governo em planejar e executar obras de infra-estrutura, é um pequeno alento constatar que esta incapacidade contaminou o mundo inteiro, em termos relativos.
“O próximo Bill Gates não criará um sistema operacional. O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca. E o próximo Mark Zuckerberg não fundará uma rede social. Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas”
Ainda na área econômica, Thiel declara que o fundamento do capitalismo não é a competição, mas sim o monopólio. Toda empresa bem-sucedida, por menor ou maior que seja, detém algum tipo de monopólio. Um dos meios de obter este monopólio é inovando. Por outro lado, as empresas aéreas são citadas como exemplo de mercado socialmente útil, porém nulo no aspecto lucratividade.
Sobre o autor: Peter Thiel é um empreendedor, empresário estadunidense, capitalista de risco e co-fundador do PayPal e da Palantir Technologies, que assumiu o controle de finanças e das necessidades de capital do Facebook, o que ocasionou, entre outros motivos, a saída de Eduardo Saverin.
Você pode comprar o livro De ZERO a UM neste link.
Comments