top of page
Search

Resumo do livro "Incansáveis"

Updated: Mar 19, 2022

Como empreendedores de garagem engolem tradicionais corporações e criam oportunidades transformadoras


Somos atropelados pelas inovações em série que atingem todos os setores da economia. Nosso planeta será muito diferente em pouco tempo. No entanto, muita gente não enxerga isso ou finge que não vê! Uma nova geração de empreendedores, que enfrenta sem medo as grandes empresas, está reescrevendo completamente a sociedade em que vivemos. Esses INCANSÁVEIS não suportam mais o sedentarismo e a mesmice das coisas. O que eles querem é construir um foguete e ir para a Lua! Morando no Vale do Silício, Maurício Benvenutti usa a experiência de ter participado da construção de uma empresa bilionária e de conviver diariamente com talentos do mundo inteiro para mostrar o futuro que muitos não aceitam e a forma como os negócios bem-sucedidos são criados hoje em dia. “O jeito de fazer negócios mudou. Está rápido como nunca se viu. Neste livro, Maurício descreve como um novo grupo de empreendedores vem contagiando toda uma geração com ideias brilhantes e trabalho duro.”



Em 2015, Maurício embarcou para o Vale do Silício, se tornou uma referência brasileira na região e mergulhou de cabeça no universo das empresas mais inovadoras do planeta. “Converso com visionários do mundo inteiro, conheço projetos fantásticos e transfiro esse conhecimento único do Vale aos empreendedores brasileiros. Essa é a minha rotina”, conta.


A linguagem direta e objetiva é o tom da leitura. “Quem não acompanhar essa transformação ficará para trás. Quem não entender para onde o futuro caminha ficará obsoleto”. “Incansáveis” mostra como novos ou já estabelecidos negócios devem ser conduzidos dentro dessa realidade sem precedentes, desafiando o leitor a pensar diferente e confrontar teorias que hoje se tornaram insuficientes.

O livro também mostra como inúmeras empresas do Vale do Silício foram criadas. GoPro, Tesla, Uber, Airbnb e tantas outras foram citadas. “Adoro a história da Atari. Pouca gente conhece. Eles não só criaram uma indústria, mas criaram três: fliperamas, videogames e cartuchos. E mesmo assim desapareceram! Há fantásticas lições nessa narrativa”, comenta Maurício.


O que funcionou nos últimos 50 anos não irá funcionar nos próximos 10.

As mudanças vêm ocorrendo em ciclos cada vez mais curtos e as pessoas têm aceitado a inovação muito rapidamente. O tripé que causa o envelhecimento das coisas é a tecnologia, o empreendedorismo e a rápida aceitação dessas mudanças.

Como podemos lidar com tantas transformações? Primeiramente, devemos mudar a forma como olhamos o mundo, sem subestimar a capacidade dos outros e vendo potencial em coisas aparentemente sem sentido.

Grandes empresas dificilmente conseguem se adaptar de forma proativa às recentes tecnologias e, por causa disso, qualquer pequeno empreendedor pode superar uma grande corporação. Devemos entender que a inovação é necessária. Quem não inova é ultrapassado e engolido por novos negócios, por soluções criadas para quebrar paradigmas. O Airbnb, o Uber e a Apple são grandes exemplos disso.


Segundo o autor, “quem dita o mercado não são as empresas, são os consumidores”. Portanto, quando não há evolução em um negócio, é certo que logo ele será substituído por outro. O segredo para se adaptar é aceitar que o mundo mudou. Não reclame, aja. Não recue, enfrente. E a dica de ouro: “veja potencial e oportunidade onde a grande maioria só enxerga pessimismo e desconfiança”.

Benvenutti revela algumas inovações que revolucionarão nossa vida em um futuro não muito distante: carros elétricos que não dependerão de combustível, carros sem motorista, drones para transportar humanos, impressoras 3D, mapeamento genético, e muito mais. Essas novidades podem levar décadas para serem adotadas, mas seus benefícios serão indispensáveis. Quem insiste em tecnologias antigas tende a desaparecer.


A realidade é clara: as profissões não tecnológicas estão sendo substituídas pela tecnologia. Carteiros, jornaleiros, agentes de turismo estão sumindo e logo deixarão de existir. Os ciclos de inovação começam praticamente invisíveis. Geralmente, uma grande inovação parece sem sentido quando surge. Em seguida, ela ganha força, amplitude e logo domina as indústrias despreparadas.



O Vale do Silício

Quase toda grande empresa possui um escritório no Vale do Silício, o local responsável por criar a maioria das recentes grandes transformações. Ele abrange cento e oitenta quilômetros entre São Francisco e São José. Lá,  podemos encontrar as startups, pequenas empresas que “criam soluções revolucionárias e inovadoras exigindo muito menos investimento”.

Outro diferencial do Vale é que sua cultura é colaborativa, ou seja, as pessoas são encorajadas a compartilhar o que estão fazendo. Ainda, elas correm riscos e sabem que os fracassos fazem parte da trajetória do sucesso. Esse formato do Vale do Silício tem inspirado pessoas do mundo inteiro a criarem startups.

Algumas grandes empresas já reconheceram a importância do empreendedorismo e fazem parcerias com as startups, seja através de investimentos financeiros, oferecendo infraestrutura e local de trabalho ou desenvolvendo centros de inovação e pesquisa. Elas entenderam que devem usar a tecnologia a seu favor e que, se não inovarem, alguma startup inovará por elas.

Grandes corporações x startups

No livro, o autor revela as principais diferenças entre grandes corporações e startups, explicando porque é tão difícil para as grandes companhias inovarem. As primeiras possuem vários processos, várias frentes de trabalho, enquanto as últimas são focadas em um único objetivo, voltando toda sua energia para ele.

Uma grande empresa vende produtos ou serviços em troca de receita e lucro. Startups buscam crescer rápido por meio de um negócio escalável (consumido por muita gente), repetível (o mesmo cliente pode usar seu produto ou serviço várias vezes) e capaz de provocar grande impacto na sociedade (transformar a vida das pessoas).


Uma startup começa a trabalhar do zero, sem ter nada a perder, buscando um novo modelo de negócio. Uma grande corporação, por outro lado, já possui seu modelo de negócios e precisa satisfazer seus clientes. Além disso, ela possui muita burocracia e assumir um novo risco é extremamente difícil.

Grandes empresas dificilmente inovam porque elas tendem a focar em melhorar o que já fazem. Trabalham através de otimização de seus produtos e não por meio da criação de algo inovador. As startups, entretanto, criam algo transformador do zero.


Segundo o autor, três ingredientes são fundamentais para que surja o ambiente de empreendedorismo:

– Rebelião: empreendedores exterminam os padrões existentes para estabelecer novos.

– Conhecimento: possuem conhecimento técnico e estratégico para iniciar projetos inovadores.

– Capital: investidores dispostos a correr riscos e investir em novas ideias patrocinam as startups, mesmo sabendo que algumas falharão.


Esses três fatores são essenciais para transformar o mundo, mas devem acontecer juntos. Um empreendedorismo não pode ter apenas capital, ou apenas conhecimento, ou apenas rebelião.


Como criar novas oportunidades

Na segunda parte do livro Incansáveis, o autor dá dicas de como criar novas oportunidades através das startups.

Primeiramente, é preciso que você tenha uma mentalidade voltada para assumir riscos, com ousadia e audácia. O que mais importa são suas ideias e sua capacidade de inspirar outras pessoas. Em seguida, nunca complique. Procure sempre o simples, pois é ele quem convence.

O autor compartilha as Regras da Garagem que a empresa HP utiliza para gerenciar qualquer projeto:

– Acredite que você pode mudar o mundo.

– Trabalhe rápido.

– Saiba quando trabalhar sozinho e quando trabalhar em grupo.

– Compartilhe ferramentas e ideias.

– Evite política e burocracias.

– Ideias radicais são bem vindas.

– Invente diferentes formas de trabalhar.

– Faça uma contribuição por dia.


Sobre o autor: Maurício Benvenutti é escritor, empreendedor, mentor, palestrante e Cidadão Emérito pelo seu município de origem, foi sócio da XP Investimentos por quase 10 anos e ajudou a transformá-la na maior corretora do Brasil e numa das maiores instituições financeiras da América Latina.


Você pode comprar o livro Incansáveis neste link.

 
 
 

Comentarios


© Júnior Beltrão - 2012

bottom of page