top of page

Resumo do livro "Mais rápido e melhor"

Este livro é a continuação do "O poder do hábito", nele o autor mostra como melhorar o que fazemos.


Um grupo de cientistas de dados do Google embarca num estudo sobre como as melhores equipes funcionam e descobre que a maneira que um grupo interage é mais importante do que quem está no grupo.

Os diretores do filme Frozen, da Disney, estão quase sem prazo e à beira de uma catástrofe - até que decidem sacudir suas equipes da maneira certa e estimulam um avanço criativo que resultou em um dos filmes mais lucrativos de todos os tempos.


O que essas pessoas têm em comum?

Elas sabem que produtividade tem a ver com as escolhas que fazemos.

Estudos recentes sugerem que a produtividade nem sempre está relacionada a trabalhar mais horas por dia e a tentar ser mais “eficiente”.


O livro Mais rápido e melhor traz oito conceitos chave que explicam por que algumas pessoas e empresas são tão produtivas. Ao combinar sua incansável curiosidade, histórias instigantes e grandes reportagens com a experiência de profissionais de diversas áreas - CEOs, educadores, generais, agentes do FBI, pilotos de avião e compositores da Broadway -, Duhigg mostra como todos nós podemos alcançar o sucesso com menos estresse e esforço, fazer mais sem sacrificar o que estimamos e nos tornar mais rápidos e melhores em tudo o que fazemos.


Modelos mentais

Os modelos mentais são planejamentos que fazemos das nossas atividades com foco em um objetivo.

Segundo Charles Duhigg, pessoas que fazem de modelos mentais uma estratégia a ser seguida são mais promissoras e estão mais aptas a atingir o sucesso. Isso tudo se deve ao aumento da capacidade de organização, concentração e criatividade.

Outra característica importante é o aumento da atenção e a facilidade de seguir rotinas necessárias.


Muitas vezes, um dos maiores empecilhos para o sucesso é a ausência de persistência ou não saber o próximo passo em uma tomada de decisões.

Quando tratamos de negócio, é fundamental que usemos as nossas experiências, vivências e diversas formas de enxergar o mundo como uma ferramenta útil de conquista.

Entretanto, é extremamente importante deixarmos de lado pensamentos pessimistas ou que desconstroem de alguma forma a nossa capacidade de vencer.

A maneira como organizamos os nossos planos e o método que imaginamos ser o mais rápido, concreto e viável, é um exemplo de modelo mental.


No one can predict tomorrow with absolute confidence. But the mistake some people make is trying to avoid making any predictions because their thirst for certainty is so strong and their fear of doubt too overwhelming.

5 aprendizados

1 - Motivação tem a ver com organização, clareza e controle.

2 - Pânico e estresse não quer dizer que tudo está arruinado. (“Na verdade, eles são a condição que nos ajuda a sermos flexíveis o bastante para capturar algo novo”).

3 - Coloque um limite na quantidade de tarefas e projetos de acordo com a sua produtividade (isso exige muito autoconhecimento).

4 - Imagens mentais são poderosas ferramentas.

5 - Metas forçadas e Metas SMART.



Coisas que me ajudam

- Há alguns anos eu desativei TODAS as notificações do meu celular e conheci um novo mundo de produtividade.


- Minha agenda diária é quebrada em slots de 30 minutos e se algo não está na minha agenda, eu com certeza não irei realizar.


- Tenho uma atividade na agenda, em todas às sextas-feiras às 17h eu faço um overview nas atividades da próxima semana (e volto a fazer isso no domingo à noite).


- Ao final de todos os dias de trabalho eu revisito a minha agenda do próximo dia.


- Coloco às atividades mais difíceis pela manhã, pois é o período que sou mais produtivo (autoconhecimento realmente é muito importante).


- Não deixo o meu e-mail aberto, abro a minha caixa 4 vezes por dia e levo isso muito a sério (muito mesmo).


- Sou adepto do Inbox Zero, uso bastante a função ADIAR do g-mail.


Em geral, é uma leitura totalmente relevante. Realmente recomendo!


Sobre o autor: Charles Duhhigg é um repórter estadunidense, ganhador do Prêmio Pulitzer, que trabalha para o jornal The New York Times, graduado pela Universidade Yale e Harvard Business School, situado em Nova York. Autor de dois livros sobre hábitos e produtividade, intitulados O Poder do Hábito e Mais Rápido e Melhor.


Você pode comprar o livro Mais rápido e melhor neste link.

Comments


bottom of page