top of page

Resumo do livro "O mundo mudou bem na minha vez"

O autor desafia as normas e traz ideias refrescantes sobre relacionamentos pessoais e profissionais, as relações entre consumidores e empresas, as diferenças e conflitos entre gerações e etiqueta no trabalho.


Lança luz sobre as vendas e estratégias de marketing, motivação, liderança e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Acredita que "pela primeira vez na história humana há uma quantidade brutal de conhecimento que é passado com velocidade intensa, a geração mais jovem ao mais velho. De acordo com o autor "o livro é uma tentativa de trazer o maior número de pessoas para o século XXI". Schneider explica sua tese dizendo que "as inúmeras oportunidades do nosso tempo só vai ser apreciado por aqueles que destacarem a maneira de pensar e agir do século XX".



"O mundo mudou... bem na minha vez!" é fácil de ler e entender, mas as questões não são simples. Dado Schneider escreveu, em formato de posts e parágrafos curtos, tudo o que uma pessoa precisa saber para crescer profissionalmente. Ficou claro que o público-alvo do livro era o vendedor, ou o famoso "marketeiro", mas diversos exemplos e lições serviriam facilmente para qualquer área profissional. 

Durante a leitura temos a plena certeza de que as pessoas que se destacam são as que fazem diferente, e quando eu falo diferente, eu digo fazem algo melhor. O escritor faz comparações interessantes do passado e do presente, explica sobre a Geração Silenciosa, Baby Boomer, X, Y e Z. Parte fundamental para entender as transformações. 

Ser mais velho não é mais sinal de plena sabedoria, antes os jovens buscavam aprender com os mais velhos e experientes, mas com o avanço rápido da tecnologia o mundo segue ao contrário. 


"Talvez, a geração Y sinta-se mais velha antes mesmo da sua meia-idade. É um paradoxo, mas isso será obra da Geração Z, que virá atropelando a todos". Página 31.

O mundo mudou... O nosso dia a dia não é o mesmo de cinco anos atrás. A tecnologia e a sociedade estão em constante transformação e nós precisamos acompanhar, ou ficaremos para trás. É interessante mencionar que o autor enfatiza o fato das coisas se desatualizarem com muita facilidade atualmente, o livro foi lançado em 2013 e apesar da mensagem servir para os dias de hoje em muitos pontos, o mundo já mudou.


"Mudar é aceitar o novo. Para isso, é preciso estar aberto ao novo, para que ele não nos choque e nos renove. Mudar é conhecer o novo". Página 38.


Alguns trechos de destaque

- Velocidade diferencia porque estamos exigindo respostas rápidas e entregas mais rápidas ainda. E quem é lerdo para reagir ou entregar está ma.

- Hoje, qualidade e preço (ou a melhora relação custo-benefício) não são mais fatores de diferenciação de um produto/serviço no mercado.

- Quando se tem qualidade + preço + velocidade + disponibilidade, tem-se uma MARCA FORTE. Mas ela não pode se acomodar, é preciso se renovar: inovação.

- Tempo é tudo. Por isso, calma. Ter norte profissional, um assunto que lhe interessa e se capacitar e se esforçar para nesse campo ajuda muito.

- "Eu não sei o que fazer", "Eu não tenho tanta garra assim", "Eu vou desistir", "Eu não gosto de ler", são pensamentos de pessoas medianas.





Sobre o autor: Dado Schneider é Graduado em Comunicação e Pós-Graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS. Nos primeiros vinte anos de sua experiente carreira, trabalhou em grandes agências de publicidade nacionais, como MPM, Ogilvy e DM9. Depois disso, tornou-se executivo de marketing da Claro (e é o próprio criador da marca), além de Consultor de grandes empresas.

Nos últimos 10 anos, vem se consagrando como um dos mais requisitados palestrantes do Brasil, graças ao seu temperamento inovador. Foi considerado pelo site BuzzFeed como “um dos palestrantes imperdíveis da Campus Party” – de onde passou a ser Embaixador.


Você pode comprar o livro O mundo mudou bem na minha vez neste link.

Comments


bottom of page