top of page

Resumo do livro "O poder do hábito"

Saiba como os hábitos são formados e a forma como eles impactam pessoas e empresas.


Durante dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental.


Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama, tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa. De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível - e, com uma sútil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por anos.


Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas e seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários - a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho -, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones.


O que todas essas pessoas tem em comum? Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Tiveram êxito transformando hábitos com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta neste livro um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.


Os indivíduos e seus hábitos

A primeira parte do livro aborda o comportamento dos indivíduos, com base em experimentos científicos e estudos de casos, para entender o que é o hábito e como ele funciona. Duhigg intitula uma teoria como Loop do Hábito (Deixa + Rotina + Recompensa).


1 - Tudo começa com a Deixa, que é o estímulo que faz o cérebro entrar em piloto automático, e indica o hábito que deve sempre ser usado (escovar os dentes, por exemplo). 

2 - O que leva a Rotina, é a forma como executamos a Deixa, de forma física, mental ou emocional.

3 - Fazemos tudo isso em busca da Recompensa, que ajuda o cérebro a saber se vale a pena ou não guardar esse loop para o futuro. 


Que a força de vontade esteja com você 🖖🏼

Mudar um hábito também exige treinar sua força de vontade, que é a coisa mais importante para o sucesso do indivíduo. É como treinar os músculos dos seus braços e pernas, até que isso se torne um processo habitual da sua rotina, é preciso muita determinação e autoconhecimento.


O primeiro passo, de acordo com o livro, é reconhecer qual anseio está ativando o comportamento. E com isso, criar um novo hábito, que se tornará tão automático quanto o antigo. 


A mudança pode não ser rápida e nem sempre é fácil. Mas com tempo e esforço, quase qualquer hábito pode ser remodelado.


Sobre o autor: Charles Duhhigg é um repórter estadunidense, ganhador do Prêmio Pulitzer, que trabalha para o jornal The New York Times, graduado pela Universidade Yale e Harvard Business School, situado em Nova York. Autor de dois livros sobre hábitos e produtividade, intitulados O Poder do Hábito e Mais Rápido e Melhor.


Você pode comprar o livro O poder do hábito neste link.

Comments


bottom of page