O que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas de "fora de série"?
Costumamos acreditar que trajetórias excepcionais, como a dos gênios que revolucionam o mundo dos negócios, das artes, das ciências e dos esportes, devem-se unicamente ao talento. Mas no livro Outliers você percebe que o universo das personalidades brilhantes esconde uma lógica muito mais fascinante e complexa do que aparenta.
Baseando-se na história de celebridades como Bill Gates, os Beatles e Mozart, Malcolm Gladwell mostra que ninguém "se faz sozinho". Todos os que se destacam por uma atuação fenomenal são, invariavelmente, pessoas que se beneficiaram de oportunidades incríveis, vantagens ocultas e heranças culturais. Tiveram a chance de aprender, trabalhar duro e interagir com o mundo de uma forma singular. Esses são os indivíduos fora de série – os outliers.
Para Gladwell, mais importante do que entender como são essas pessoas é saber qual é sua cultura, a época em que nasceram, quem são seus amigos, sua família e o local de origem de seus antepassados, pois tudo isso exerce um impacto fundamental no padrão de qualidade das realizações humanas. E ele menciona a história de sua própria família como exemplo disso.
No livro ele fala questões como o espantoso domínio que os asiáticos têm da matemática e o fato de o número de acidentes aéreos ser significativamente mais alto nos países onde as pessoas se encontram a uma distância muito grande do poder.
A regra das 10.000 horas.
Geralmente as pessoas não enxergam o esforço dedicado por terceiros, ou preferem julgar e/ou pré-definir que tal sucesso foi um golpe de sorte. Para Malcolm, a conquista é talento mais preparo.
Eu posso até ter talento para jogar futebol, mas eu preciso me preparar muito para atingir os resultados esperados e chegar nos níveis mais satisfatórios dos atletas de alta performance.
Resumindo, não é o talento natural que importa apenas; a prática faz a perfeição.
Sobre o autor: Malcolm Gladwell é um jornalista britânico, criado no Canadá, e atualmente vivendo em Nova Iorque. É colunista do The New Yorker desde 1996.
Mas na verdade é mais conhecido como o autor dos livros O Ponto da Virada, Blink, O Que Se Passa na Cabeça dos Cachorros e outras aventuras (Brasil) ou O Que o Cão Viu e outras histórias (Portugal), Fora de Série: Outliers e Davi e Golias.
Você pode comprar o livro Outliers neste link (versão em português aqui)
Comments